Porque fazer Fisioterapia Neurofuncional?
- espacoreconectarmg
- 26 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de abr. de 2021
A Fisioterapia Neurofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua no processo de reabilitação de adultos e crianças que apresentam disfunções resultantes de danos no Sistema Nervoso.
Áreas de Atuação
Adultos
AVC
Esclerose múltipla
Parkinson
Lesão medular
Traumatismo crânio encefálico
Alzheimer
Crianças
Síndrome de Down
Paralisia Cerebral
Mielomeningocele
Atraso do Desenvolvimento Motor
Paralisia Braquial Obstétrica (PBO)
Deformidades Ósseas
Torcicolo Congênito
Distrofias Musculares
De acordo com a Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional -ABRAFIIN o Fisioterapeuta Neurofuncional é capaz de avaliar, dar o diagnóstico cinético funcional, prescrever o tratamento e realizá-lo.
Para elaboração de um plano de tratamento individualizado é necessário realizar uma avaliação dentro da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde levando as disfunções presentes, tais como: fraqueza, alterações sensoriais, alterações no equilíbrio, coordenação motora, as possíveis limitações nas atividade de vida diária, como: tomar banho, pentear o cabelo, sentar-se sozinho, andar e as restrições na participação social, como: sair para trabalhar, ir à igreja. Levando em conta os possíveis fatores ambientais que influenciam na funcionalidade do paciente e podem ser dificultadores na sua independência.
Após essa avaliação criteriosa e bem estruturada o Fisioterapeuta Neurofuncional é capaz de elaborar um plano de tratamento específico para o paciente com objetivos alcançáveis embasados na avaliação e levando em conta as expectativas e opinião do paciente.
Seu tratamento é único, por isso você precisa de um profissional com formação adequada para trabalhar suas potencialidades.

Comments